De todas as ligas odontológicas, a Liga de Prata é talvez a liga mais antiga e mais simples de ser utilizada.
Esta liga é aplicada em estruturas unitárias, pinos, núcleos e incrustações.
Por outro lado acaba tornando-se um desconforto porque quase todas as ligas utilizadas hoje são de alta fusão. A Liga de Prata é uma liga de baixa fusão e o processo de fundição é diferente. Não é mais complicado absolutamente, somente que segue um protocolo operacional diferente.
Como a Liga de Prata é de Baixa fusão, implica que precisamos trabalhar com chama bem moderada no maçarico. Ao regular o maçarico perceba que a chama é igual aquela normal mas não é ruidosa. Isto implica em pouca pressão no oxigênio. Chama leve, vai demorar um pouco para fundir e formar a gema mas, é melhor que queimar a liga e enfrentar porosidades.
Outra diferença do processo normal é que o anel de fundição não pode estar aquecido como se usa para outras ligas. A melhor forma de proceder é aquecer o anel até 750 °C aguardar por 30 minutos para garantir a eliminação de resíduos. Neste ponto, retire do forno e coloque sobre um elemento refratário. Vá acompanhando a temperatura aproximando a mão. Num certo momento você vai perceber que consegue tocá-lo.
Veja! Tocá-lo, não vai conseguir apertar na mão porque vai queimar. Chegamos no ponto certo. Coloque na centrifuga e proceda a fundição.
Não esqueça o cadinho precisa ser pré aquecido. Quando você tirar o anel do forno, deixe o cadinho dentro do forno. Tire o cadinho na hora de fundir.
Não esqueça. A liga de prata é macia. Faça a desinclusão com cuidado para não danificar os bordos. Bom trabalho.
VEJA O VÍDEO ABAIXO PARA MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO DO USO DA LIGA DE PRATA:
Siga as nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/cngsolucoesproteticas
Facebook: https://www.facebook.com/cngsolucoesproteticas
Telefone: (11) 5525-7000