Planejamento de Attachments elaborado gratuitamente!

Estudo de Caso – Protocolo Dentogengival impresso em 3D

Estudos de Caso
02/09/2021

Neste vídeo demonstramos na integra a elaboração de um Protocolo Dentogengival realizado pelo método da impressão 3D.

A reabilitação protética sobre implantes permite muitas abordagens que são limitadas pelas circunstâncias clínicas do caso.

O presente caso apresenta número de distribuição de implantes em situação muito favorável sendo possível aplicar uma estrutura implanto suportada. O protocolo clássico é uma alternativa que contempla a fabricação de uma barra retentiva que recebe dentes de estoque e acrilização.

Outra alternativa é o protocolo “dentogengival” que contempla uma estrutura suporte de junção dos implantes. Esta estrutura é elaborada com a configuração anatômica da gengiva juntamente com as estruturas dentárias tudo em monobloco. Neste caso não entram os dentes de estoque nem resina.

Toda a estrutura receberá recobrimento estético em porcelana. Em alguns casos aplica-se a cerâmica de uma só vez em toda estrutura. Outra situação possível é aplicar cerâmica rosa na parte gengival e a parte anatômica dos dentes ser elaborada à parte para “colagem” posterior sobre a parte gengival previamente instalada.

A elaboração técnica é mais detalhada, entretanto, o efeito estético final é superior particularmente na situação do parafusamento da estrutura invade a vestibular.

A impressão 3D permite que estruturas mais audaciosas sejam elaboradas pois não há restrição a qualquer geometria de estruturas.

É importante considerar que o uso da Plataforma EXOCAD neste projeto facilita o projeto tendo em vista a possibilidade de uso do articulador virtual evitando retrabalho de usinagem das estruturas.

A CNG projeta protocolos dentogengivais seguindo solicitação do técnico à partir dos modelos com os análogos relacionados em articulação.

A fundição, normalmente é feita pelo técnico que pode assim fazer ajustes personalizados ou mesmo seccionar para fundir conforme seus critérios pessoais de processo.

Em caso de fundição na CNG é relevante mencionar que a liga utilizada terá que ser dentro da linha regular de ligas oferecidas. No momento estas fundições são feitas em liga NEW CERAM que é uma liga Cobalto Cromo Molibdênio com 5% de Tungstênio ANVISA 10335419012.

 

 

Siga as nossas redes sociais:

Site: https://cng.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/cngsolucoesproteticas

Facebook: https://www.facebook.com/cngsolucoesproteticas

Telefone: (11) 5525-7000

 

 

 

Você também vai gostar de: