Dicas CNG

3 pontos importantes na preparação do Gesso para um modelo perfeito

06/05/19 - cng

No post de hoje separamos 3 pontos importantes na preparação do Gesso para um modelo perfeito.

Observando atentamente esses 3 pontos, com toda certeza seu modelo será fiel a impressão ou moldagem e você terá repetitividade de resultados.

Então vamos lá:

MODELO - CNG SOLUÇÕES PROTÉTICAS

  • 1- Um modelo perfeito é um modelo fiel a impressão ou moldagem. Para tanto o gesso precisa desempenhar seu papel corretamente. Utilize a proporção água/pó como informada pelo fabricante. Com isso as propriedades físicas do gesso ficarão preservadas e você terá repetitividade dos resultados. Se você precisar de mais tempo de trabalho, use água gelada, mas não altere a relação água/pó recomendada pelo fabricante. Não esqueça de adicionar o pó a água, nunca ao contrário. Deixe o pó absorver a água antes de manipular.

 

  • 2- Evite utilizar água da torneira. Nossa água é tratada com muita química para conseguir tratar tanta água em tempo tão curto. Devido a isso a água vem carregada com cloretos, sulfatos e carbonatos que modificam as propriedades do gesso em particular a expansão. Utilize água desmineralizada ou destilada. Naturalmente isto é um investimento à mais mas valerá a pena. Como estaremos medindo tudo não vai haver desperdício.

 

MODELAGEM

  • 3- Use sempre um espatulador à vácuo. O processo de mescla manual, por melhor que seja, é irregular. Já no espatulador a mescla é contínua e a bomba de vácuo cuidará de eliminar as bolhas de ar que a própria espatulação insere na mistura. Verifique com frequência se seu espatulador está oferecendo o vácuo. Mangueiras ou válvulas entupidas de gesso ou revestimento podem enganá-lo. A bamba está sugando o ar, mas o vácuo pode estar restrito a mangueira. Fique atento, garanta que não haja resíduos de revestimento ou gesso na cubeta antes de começar o processo. Se isto ocorrer, diminui seu tempo de trabalho.

 

Este post te ajudou? Você tem alguma dúvida a respeito de modelagem? Deixe um comentário logo abaixo! Responderemos todos eles.