Dicas CNG

Silicone de Condensação X Silicone de Adição

16/03/18 - cng

Você sabe a diferença entre o Silicone de Condensação e o Silicone de Adição?

Silicone de Condensação X Silicone de Adição

É um bom momento para falar de silicones utilizados nos processos laboratoriais.

Estes silicones são utilizados para confecção de muralhas ou guias de referência para preservar a geometria de uma montagem de dentes.

São também aplicados como auxiliar nas prensagens criando um bloqueio para os dentes de estoque evitando o transtorno do gesso se infiltrar nas ameias.

Estes silicones são semelhantes aos silicones pesados utilizados em consultório, entretanto não se destinam a uso em consultório porque após a presa completa apresentam dureza muito superior quando comparados aos de uso para moldagens.

O silicone CERTTO apresenta dureza pós presa de 86 SHORE A.

Os silicones para esta finalidade podem ser ativados de duas formas: Ativação por condensação ou ativação por adição.

É muito fácil reconhecer os do tipo condensação, estes funcionam com uma base (maior quantidade) e um catalizador, normalmente em uma bisnaga a parte que você dispensa uma quantidade bem menor que a base.

Os silicones de adição são fornecidos em vasilhames iguais, com duas massas de cor diferente. Neste caso, se dispensa com o medidor uma parte de uma massa e outra parte da outra massa de igual volume.

É oportuno observar que as pás dosadoras e as tampas dos potes estão identificadas para evitar troca do pote de material. Se houver troca pode ocorrer contaminação e a reação de presa se inicia ainda que localmente e o produto poderá não apresentar as características adequadas.

Os silicones de adição são bastante estáveis ao longo do tempo e no caso do CERTTO muito resistentes a rupturas. Mesmo assim, são muito macios na manipulação garantindo alta fidelidade de reprodução de detalhes.

 

A sugestão é dispensar as porções, colocar as pás dosadoras nos frascos e tampar. Somente depois iniciar a mescla manual por um período de 1 minuto. Na maioria das vezes não será necessário manipular por um minuto. Quando perceber que a cor se tornou homogênea está pronto para aplicação.

Uma vez aplicado é necessário aguardar 4 minutos até que a presa total ocorra para então desmoldar se for o caso ou continuar o processo de fechamento da mufla.

O próprio mecanismo de mistura massa/massa facilita a mescla dos componentes e faz com que o produto final seja menos gorduroso.

Mantenha o produto em lugar seco e arejado, mas não coloque na geladeira. Deve ficar a temperatura ambiente.

Você pode encontrar o Silicone de Adição Certto clicando aqui: