Impressoras 3D

O que diferencia uma Impressora 3D da outra da mesma marca?

21/03/18 - cng

Diferenciar uma Impressora 3D das outras da mesma marca é essencial para você adquirir a impressora ideal para sua necessidade.

A gente sabe que as necessidades de um laboratório são as mais diversas quando o assunto é impressão 3D, afinal estas máquinas podem economizar o seu tempo em serviços como: guias cirúrgicos, modelos troquelizados, modelos ortodônticos, moldeiras personalizadas, placas de bruxismo, PPR’s, coroas e pontes, inlays/onlays para fundição em metal ou injeção em porcelana.

Então, o objetivo é saber o que perguntar na hora de comparar as impressoras da mesma marca.

E as perguntas que não querem calar para você não escolher errado, são:

1 – Os tipos de resina que utiliza?

2 – A dimensão da plataforma de construção?

3 –  A altura máxima de impressão? Eixo “Z”

E ai, segue algumas observações importantes para te balizar:

O tipo de resina tem que estar de acordo com a finalidade da Impressão. Existem as resinas utilizadas para fundição, injeção ou só para finalidade estrutural como modelos. Existem também as resinas que constroem peças que vão para boca, ou seja, guias cirúrgicos e placas de bruxismo.

MUITO IMPORTANTE: As Impressoras 3D da ASIGA podem ser solicitadas com fontes de luz em 305 nanômetros ou 405 nanômetros. Qualquer destes comprimentos de onda farão a polimerização das resinas tanto da de uso estrutural como biológico. A restrição está na resina. O fabricante das resinas para uso no ambiente bucal não garante a integridade a longo prazo caso seja utilizado o comprimento de onda 405 nanômetros. Nossos testes não identificaram qualquer alteração mas este aviso está expresso no conteúdo das embalagens de resina.

As dimensões de impressão são muito importantes e isso está diretamente ligado ao tipo de objeto que será impresso. Se você for imprimir próteses, você vai se deparar com um tipo de realidade que é completamente diferente da realidade de imprimir modelos troquelizados.

O eixo Z tem a ver diretamente com a distância máxima da base de impressão para o feixe de luz e isso está diretamente ligado a maior ou menor produtividade que você poderá ter em função do tipo de produto que você vai imprimir. As impressoras ASIGA tem a capacidade de imprimir em empilhamento, ou seja, vários andares de impressão numa única leva onde em cada andar, você pode imprimir produtos distintos em um mesmo fluxo de impressão o que otimiza demais a produtividade em um laboratório.

 

Veja Também: Quais as perguntas mais importantes sobre uma Impressora 3D?