Impressoras 3D

Impressão 3D na elaboração de Próteses Dentárias

07/03/18 - cng

Elaboração de Próteses Dentárias com a tecnologia de Impressão 3D nos dias de hoje.

Hoje vivemos uma nova revolução industrial. A primeira ocorreu com a mecanização de 1760 à 184. A segunda ocorreu com a produção em massa de 1850 à 1945. A terceira ocorreu com a automação, computadores e informática de 1950 à 2010.

Hoje vivemos a 4ª Revolução Industrial que compreende a automação, a Internet das coisas, o Big Data e naturalmente a Impressão 3D.

O mundo mudou e as necessidades são muito maiores.  As soluções tem que ser muito mais ambientais, mais preservadoras e sempre mais econômicas.

Por mais que uma tecnologia possa ter seu preço reduzido em função do tempo, existem limites ditados pelo sistema de funcionamento. Por este motivo as fresadoras tiveram uma redução de preço, mas este preço não vai mais cair. Por quê?

Por que os sistemas mais mecânicos são complexos quando falamos de precisão. Muitas partes móveis implicam em desgaste e geram alto custo de manutenção, com isso, explodiu a tecnologia de Impressão 3D.

Em primeiro momento, as Impressoras 3D foram aplicadas somente em prototipagem, construções eventuais. Hoje já estão nas indústrias fabricando peças em produção seriada. Economia em custo do sistema, em custo de manutenção e em custo de insumos. A ideia é acabar com o desperdício. Na usinagem, mais da metade da matéria prima vira escória. Porque não construir exatamente o que precisa?

Elaboração de Prótese Dentária utilizando a Impressão 3D

Elaboração de Prótese Dentária utilizando a Impressão 3D

Aí vem a realidade do laboratório de prótese. Não muda nada.

O laboratório de prótese tem que estar em contínua inovação seguindo as tendências mundiais, sempre atualizado para se manter competitivo e lucrativo através do tempo.

O CAD/CAM já representa uma grande evolução em termos de produtividade e economia. A tecnologia aditiva, ou seja, a Impressão 3D leva o laboratório para o topo da 4ª Revolução Industrial também conhecida como Indústria 4.0.

Impressão 3D Software

Impressão 3D Software

Veja Também: Será que é o momento de adquirir uma Impressora 3D?