Impressoras 3D

Entenda as tecnologias de Impressão 3D – Parte 1 [DLP] vs [SLA]

02/05/18 - cng

Saber diferenciar essas duas tecnologias é de extrema importância para a escolha correta da melhor Impressora 3D.

A Impressão 3D está presente na confecção de próteses odontológicas já a alguns anos, uma vez que as impressoras passaram a apresentar uma resolução necessária para permitir a adaptação comparável ao processo de enceramento clássico.

Duas tecnologias permitem este nível de precisão dentro de um custo cabível na realidade de empresas de pequeno porte. Estas tecnologias de impressão 3D são: DLP e SLA

Vamos entender o que quer dizer estas siglas:

SLA – Stereolithography Aparatus (Aparelho de Estereolitografia)

DLP – Direct Light Processing (Processamento de Luz Direta)

Definidas as siglas, vamos entender como elas funcionam:

Ambas as tecnologias funcionam sensibilizando a resina fotossensível que se encontra em um compartimento. Essa sensibilização ocorre camada por camada de acordo com o passo de camada selecionado pela impressora. Pensando por este critério, as impressoras dos dois sistemas são iguais. Mas, de agora em diante vem as diferenças que são significativas quanto a resolução e velocidade.

1-) A impressora SLA imprime (ou seja, sensibiliza) a resina ponto por ponto. Já a impressora DLP imprime (ou seja, sensibiliza) a resina por uma camada de uma só vez, abrangendo a área de impressão.

De imediato podemos perceber que a velocidade do sistema DLP é maior do que o sistema SLA. A sensibilização ponto por ponto depende da atuação de servo mecanismos que conduzem o feixe de laser ao longo de toda a área de impressão. Este servo mecanismo tem uma inércia de movimentação bem como o tempo do sistema em acionar ou não a luz naquele ponto. Quando falamos “ponto” nos referimos a uma imagem redonda.

 

2-) O que limita a precisão de cada ponto na SLA é o diâmetro do feixe de laser. Tanto menor este diâmetro mais caro fica este laser. De um modo geral o diâmetro do ponto laser é de 130-150 mícrons.

Já no sistema DLP estamos falando de uma projeção de imagem de alta resolução, de modo geral 1024×780. Note que estamos falando de Full HD, usando uma linguagem mais próxima do nosso dia a dia. A projeção é de pequenos retângulos denominados “voxel”.

UMA CURIOSIDADE: Os projetores DLP foram desenvolvidos pela Texas Instruments com  a finalidade de projetar imagens enormes em anta resolução. Quando você estiver em um cinema (hoje a maioria deles) onde você vê “IMAGEM DIGITAL”, esta imagem é gerada por um projetor DLP.

 

Veja também: Entenda as tecnologias de Impressão 3D – Parte 2 [DLP] vs [SLA]