Attachments

Attachments – Diferentes tipos de Sistemas de Retenção

16/03/18 - cng

Você conhece as diferentes retenções dos sistemas de Attachments?

Os Attachments podem também serem analisados pelo sistema de retenção e amortecimento. Os Attachments mecânicos, isto é, fabricados com todas as partes em metal, sempre apresentarão maior transferência de cargas quando comparados com os Attachments que contenham partes plásticas deformáveis.

FL 3.0 - CNG Soluções ProtéticasCNG Distal - CNG Soluções Protéticas

Para os Attachments mecânicos o protocolo clássico de aplicação deve ser sempre observado. Este protocolo de utilização impõe que cada Attachment seja suportado por dois dentes unidos. Em outras palavras, um só dente isolado não deve receber um Attachment mecânica havendo a necessidade de preparar dois dentes e uni-los por uma fixa de dois elementos. Esta pequena fixa suportará o Attachment mecânico. A casuística mostra que, não havendo limitador de movimento como no caso da classe “I”, usar um elemento isolado pode levar ao aparecimento de diastema em curto espaço de tempo.

Nem sempre atender ao protocolo de utilização é uma tarefa simples. Imagine um caso no qual temos classe “I”, usar um elemento isolado pode levar ao aparecimento de diastema em curto espaço de tempo.

Vamos ao outro hemi arco. Pré molar 44 preparado e 43 dente hígido. Será que seria uma boa ideia preparar o canino? Não seria interessante aplicar um Attachment que tivesse amortecimento multidirecional pela deformação da cápsula retentiva?

Este é o drama do cirurgião dentista! Estas são as possibilidades que os Attachments nos oferecem. Modular os esforços, em particular o torque sobre os dentes que suportam os Attachments e consequentemente a PPR.

Lembre-se que o benefício estético não é o fator principal. É o bônus.

O uso de Attachments possibilita soluções eficientes, retenção, estabilidade e estética. Tudo isto é excelência mas o foco é aplicar uma solução preservadora e com grande perspectiva de longevidade.

Veja Também: Attachments na elaboração de Prótese Dentária