Planejamento de Attachments elaborado gratuitamente!

Modelagem – 3 pontos importantes na preparação do Gesso para um modelo perfeito

MODELAGEM
06/05/2019

No post de hoje separamos 3 pontos importantes na preparação do Gesso para o seu modelo sair PERFEITO!

Observando atentamente esses 3 pontos, com toda certeza seu modelo será fiel a sua impressão ou moldagem. Além de manter uma repetitividade de resultados garantindo mais eficácia no seu trabalho.

Então vamos lá para os 3 PONTOS IMPORTANTES NA PREPARAÇÃO DO GESSO:

 

  • 1- MANTENHA A PROPORÇÃO ÁGUA/PÓ COM RIGOR:

O fabricante informa através da bula a proporção adequada. É bom lembrar que esta informação está vinculada a uma informação de temperatura e umidade relativa do ar. Normalmente 23°C e 50% de umidade. Dependendo do seu ambiente de trabalho, pode necessitar uma variação (até 5%) na proporção para que você consiga ajustar ao seu ambiente. Uma vez ajustada, mantenha a relação sempre que manipular o gesso, o objetivo é obter repetitividade e consequentemente precisão nos trabalhos. Lembre-se, quanto menos água melhor, sempre!

 

  • 2- NUNCA MISTURE EM RECIPIENTES QUE TENHA GESSO SECO DE OUTRA ESPATULAÇÃO:

Uma pequena porção de gesso já cristalizado presente na cubeta de mistura altera totalmente o resultado da sua mistura. O gesso resultante tomará presa muito rápido e isto não é o pior. O maior prejuízo estará na perda de resistência mecânica. A superfície fica frágil e se desfaz por simples contato.

 

  • 3- NÃO CORTE, RECORTE E NEM DEIXE EM CONTATO COM A ÁGUA POR DUAS HORAS:

A presa do gesso, que é a cristalização, é um processo complexo e não instantâneo. Depois de 20 minutos o gesso já tem resistência mecânica apreciável, mas o trabalho de expansão não terminou. Somente depois de 2 horas você pode cortá-lo, recortá-lo e colocar na água sem que isto influencie o processo de cristalização. Se antes de 2 horas o gesso tomar contato com água, vai ocorrer a expansão muito acima da desejada. Mais do que isso, essa expansão, além de descontrolada, não é homogênea. Conclusão: seu modelo não será fiel. Nada gerado à partir dele vai dar certo.

Imagem retirada do livro: M. Martignoni /A. Schonenberger – Precision Fixed Prosthodontics: Clinical and Laboratory Aspects

Tem alguma dúvida? Clique no botão abaixo e entre em contato diretamente através do Whats App.

[CONVERSAR ATRAVÉS DO WHATS APP!]